A Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), criada com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico, principalmente por meio do fomento da educação financeira no Brasil, consiste numa instituição privada sem fins lucrativos ou econômicos. Em convênio firmado com o Comitê Nacional de Educação Financeira  (CONEF), tem dentre seus objetivos a implantação e a disseminação de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integrem a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Deste modo o Programa de Educação Financeira tem como proposta inserir a temática "educação financeira" no contexto cotidiano tanto da família brasileira quanto da comunidade escolar. Como princípio norteador a educação financeira propõe como estratégia fundamental ajudar pessoas a enfrentar seus desafios cotidianos, e a realizar seus sonhos individuais, de modo coletivo e consciente.

A educação financeira tem um papel fundamental ao desenvolver competências que permitem consumir, poupar e investir de forma responsável e consciente, propiciando uma base mais segura para o desenvolvimento do país. Tal desenvolvimento retorna para as pessoas sob a forma de serviços mais eficientes e eficazes por parte do Estado, numa relação saudável das partes como o todo.

Desta forma a AEF-Brasil disponibilizou à SEFAZ/AM cursos na modalidade a distância para que haja a disseminação da educação financeira entre os seus servidores e colaboradores.

Mais informações sobre o programa ou caso tenha interesse em participar dos cursos na própria plataforma de ensino da AEF-Brasil, acesse o site: http://www.vidaedinheiro.gov.br/

Aos servidores e colaboradores da Secretaria de Fazenda que tenham interesse em participar dos cursos listados abaixo, orientamos que estejam atentos as divulgações internas (intranet SEFAZ, e-mail institucional, mural de avisos).

Apresentação

De que forma podemos atuar no dia a dia para que nossas atitudes pessoais possam gerar bons resultados no presente? Essa e outras perguntas guiarão os participantes na etapa do percurso formativo sobre decisões e comportamentos financeiros individuais.

Tópicos de Conteúdo

  1. O que é consumir de forma responsável?
  2. Como gastar o dinheiro?
  3. Tudo deve ser planejado?

Carga Horária:10 horas

Apresentação

Nesta etapa, teremos como foco principal de trabalho a dimensão temporal, em como passado, presente e futuro se relacionam no contexto individual. As perguntas disparadoras serão guias para o percurso que faremos juntos sobre desafios que o tempo nos apresenta.

Tópicos de Conteúdo

  1. Existe emprego para a vida toda?
  2. Como ter um futuro mais tranquilo?
  3. Como transformar sonhos em projetos?

Carga Horária: 10 horas

Apresentação

Quais são as responsabilidades individuais diante dos bens públicos e das questões coletivas? 
Os conceitos da Educação Financeira serão tratados tomando-se como ponto de partida o impacto das ações individuais sobre o contexto social e vice-versa.

Tópicos de Conteúdo

  1. Como praticar a cidadania?
  2. É possível combater a corrupção?
  3. O que é economia solidária?

Carga Horária: 10 horas